Francimar Bezerra de Almeida – Cadeira nº. 05

FRANCIMAR BEZERRA DE ALMEIDA, nasceu em 23 de setembro de 1970, em Piracanjuba, registrada em Ceres-GO. Filha de Maria dos Milagres de Almeida e Raimundo Francisco de Almeida, migrantes nordestinos. Viveu sua primeira infância em municípios goianos devido ao trabalho de mecânico de máquinas pesadas do pai. Foi iniciada nas primeiras letras por sua mãe que tinha apenas o segundo ano escolar.

Alfabetizada em casa, no Sitio Areias, Lajes Pintadas/RN, começou o Ensino Fundamental já no 2º ano, na Escola Municipal Isolada São Luiz da Mata Verde. Seguindo os caminhos do pai, veio para Goiás em 1980, com dez anos e mais 4 irmãos menores. Em Goiânia, estudo na Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro e ali concluiu a antiga 4ª série. Seu Ensino Fundamental anos finais, cursou na Escola Estadual Assis Chateaubriand, ao lado da Matriz de Campinas. E ali mesmo em Campinas cursou o Técnico em Magistério no Instituto Estadual Presidente Castelo Branco.

Já como professora primária, ingressou na Universidade Federal de Goiás em 1993 onde conquistou o título de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Na instituição, como atividades extracurriculares participou da rotina do laboratório de fotografia, rádios comunitárias, cursos de espanhol e publicações de revistas internas do curso de Jornalismo. Como professora concursada do Município de Goiânia, lecionou quatro anos na Escola Municipal Dona Belinha. Ao concluir a primeira graduação, foi convidada a assumir a direção de jornalismo da Rádio Difusora de Jataí onde manteve por um ano, uma linha editorial crítico-social. Ali na Cidade Abelha, também investiu em aulas de literatura para o Ensino Médio, com contrato temporário na Escola Estadual Marcondes de Godoi.

Por questões familiares, mudou-se para o Rio Grande do Norte em 1998 onde casou-se e teve dois filhos. Mateus André de Almeida e Iorrana Luísa de Almeida. Nesse período de 10 anos, foi aprovada em concurso público na rede municipal de Natal e na rede estadual do Rio Grande do Norte como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Sua primeira experiencia como gestora escolar foi na Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão. Pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foi licenciada como Cientista da Religião. Atuou na disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais de Parnamirim sendo Instituto Presidente Kennedy. Em Natal, participou de formação de professores e alunos por ocasião do Selo UNICEF quando conseguiu criar 13 rádios estudantis em escolas municipais.

De volta a Goiânia, com os filhos, atuou brevemente em escolas da rede privada com a disciplina de Inglês. Concursada em 2009, veio para Morrinhos, lotada na Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, onde exerceu diferentes funções. Diretora dessa instituição entre 2013 e 2014, desenvolveu diferentes projetos valorizando a literatura. Diretora da escola Mary do Carmo entre os anos de 2015 e 2016, fez o mesmo. Em 2012 voltou à UFG para a especialização em Diversidade em Educação para a Diversidade e Cidadania. Entre 2010 e 2020 produziu material didático de Ensino Religioso publicado pelo Sistema Pomares de Ensino.

Membro da Academia Morrinhense de Letras, publicou diferentes textos entre cordéis, crônicas e contos na Revista Anual da AML. Foi presidente desta Casa entre 2019 e 2020 e por 5 anos, foi responsável pela organização do Prêmio Literário Arara Canindé. Atualmente, é professora concursada do Município de Morrinhos com duas matrículas no Ensino Fundamental de 9 anos, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, indicada pela Academia Morrinhense de Letras, associada da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos. Publicou recentemente a Trilogia: A Travessia dos Sete Céus, ficção fantástica baseada nas mitologias dos diferentes povos antigos e atuais. Se intitula atualmente como: professora, escritora e contadora de histórias.