Agenor Braga – Cadeira nº. 27
Agenor Braga nasceu em Morrinhos - GO, em 10/12/1899, filho de Domingos José Braga e de Otília Alixandrina Braga. Seus pais eram de Minas Gerais, vieram para Morrinhos, onde Domingos adquiriu fazenda e sua esposa Otília exercia o oficio de costureira. Agenor tinha como irmãos: Jorge Braga, Pedro José Braga, Oscar José Braga, Filogônio Braga, Maria Rita Braga, Helena Braga e Maria Braga.
Na adolescência Agenor foi trabalhar na loja de Abrão Metran. Agenor era católico praticante exercia suas penitências na Semana Santa participando de todos os ritos da Igreja católica. Sua diversão era ir para sua fazenda nos dias de folga. Devido às experiências adquiridas na Loja de Abrão Metran, abriu sua própria loja – “A Casa do Povo” que funcionava na esquina da Rua Barão do Rio Branco nº 1250 com a Avenida Coronel Pedro Nunes. Nessa loja havia de tudo, armarinhos, tecidos, chapéu Ramenzoni, mantimentos e outros produtos que atendiam a toda população. Sua mãe fazia roupas masculinas a ser vendidas em sua loja. Participava das festas de barraquinhas que havia em Morrinhos naquela época e numa dessas festas seu olhar cruzou-se com o olhar de Edith Maria da Fonseca, filha de José Simões de Almeida Fonseca que foi Intendente (Prefeito) de Morrinhos em 1904 e Ubaldina Isabel da Fonseca.
Casou-se com Edith em 10 de novembro de 1922, na presença do Padre Oscar Ferreira da Silva tendo como testemunhas Pedro José Braga e Abel Miguel Amorim. Dessa união tiveram 10 filhos, sendo Zizita Braga Cascão, Maria de Lourdes Braga, Maria Divina Braga, Maria Auxiliadora Braga, Nilton Jorge Braga; Edinor Braga, Domingos Simões Braga e Maria Alice Braga, que está com 87 anos de idade Lúcida e altiva.
Maria Alice com um português corretíssimo e, muito educado nos brindou com valiosas informações de seu pai Agenor, lembrando com carinho e muita alegria. Afilhada de D. Fiica, herdou a fineza e elegância de sua madrinha, que ao lembra-se se emocionou.
Agenor foi vereador por três legislaturas, pelo partido PSD. Amigo do Dr. Silvio Gomes de Melo, com quem aprendeu a defender os direitos dos menos favorecidos. Agenor Braga faleceu em Morrinhos no dia 07/07/1960, em sua homenagem foi fundada uma Escola Rural, na região da Arara, fazenda de Teodoro do Vale, com o nome de Escola Municipal Agenor Braga, a qual foi demolida em virtude da evasão do meio rural para cidade.