Jair Martins do Carmo – Cadeira nº. 29

Jair Martins do Carmo é o primogênito de João Antônio do Carmo e Antônia Martins do Carmo, nasceu na cidade mineira de Tupaciguara no dia 15 de dezembro de 1935. Teve outros 3 irmãos, sendo eles: Jairo Martins do Carmo, Cilene Guimarães de Souza e Antônia Helena Martins do Carmo.

Na década de 50, iniciou sua carreira na Rádio Tupaciguara, posteriormente, se transferiu para Rádio Ituiutaba. Nesse período, os programas apresentados por Jair Martins obtiveram muita audiência, em razão, do carisma, talento, e, sobretudo, da voz marcante dele, com isso, conquistou a simpatia e o carinho do público.

Em 1965, a carreira de Jair Martins já estava consolidada: um grande comunicador. Tanto que, ele recebeu um convite para trabalhar na Rádio Morrinhos, onde ele apresentou o programa: “Brasa das Dez”. Também, foi um dos primeiros empreendedores a organizar e contratar cantores, duplas e conjuntos músicas, de nível Nacional, para “Shows” em praça pública ou, para nossas Festas do “Centenário”.

No início dos anos 80, já afastado do rádio, decidiu se mudar para Rondônia a fim de ajudar a irmã, Antônia, a criar seu filho, Eduardo. Chegando lá, optou por trabalhar em algumas campanhas eleitorais. Já nos anos 90, retornou para Morrinhos.

Infelizmente, no dia 11 agosto de 2012, Jair faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ele não teve esposa, nem filho biológico, apenas criou o sobrinho Eduardo como se fosse. Eduardo Martins do Carmo, hoje, trabalha como advogado e assessor parlamentar;