Alfredo Lopes de Moraes – Cadeira nº. 34
Um personagem com talento expressado de forma multivariada. Trata-se de Alfredo Lopes de Moraes, um dos grandes nomes da história de Morrinhos e do Estado de Goiás. Ficou conhecido por ter exercido mandatos importantes, passando pelos cargos de prefeito (intendente municipal), senador estadual e deputado federal, além de vice-governador (primeiro vice-presidente) e governador (presidente de Estado). Pertencia a uma família de grande prestígio político e bem-sucedida economicamente. Com formação acadêmica no curso de Direito, atuou na advocacia e exerceu a magistratura. Seguiu os passos do patriarca coronel Hermenegildo Lopes de Moraes, obtendo sucesso nas atividades propostas e funções atribuídas, tornando-se legatário de uma geração genuinamente da Vila Bela de Morrinhos.
Sob o olhar do historiador, pesquisador e escritor morrinhense, José Afonso Barbosa, Alfredo Lopes de Moraes é definido em suas obras “Triângulo da História - Subsídios para a História de Morrinhos e demais edições” e “Os Frutos da Terra”, como homem inteligente, pessoa de fino trato e líder classista nato. Era também reconhecido pelo modo visionário, olhar cativante e coração voltado a fazer e praticar a justiça.
Nascido em 23 de novembro de 1880, na cidade de Morrinhos, localizada no sul de Goiás. E, já no final da Primeira República, Alfredo Lopes de Moraes, filho caçula do famoso coronel Hermenegildo Lopes de Moraes, renunciou à presidência do Estado por não permitir interferências de terceiros. Não houve neste episódio nenhuma pressão sobre o morrinhense declarada publicamente, mas a existência de divergências com o grupo Caiado foi suficiente para o gesto definitivo. Sua despedida ocorreu em 11 de agosto de 1930, sucedida por Humberto Martins Ribeiro.