Luiz Mauro Vasconcellos. – Cadeira nº. 38

Luiz Mauro de Sousa Vasconcellos era o único filho de Jurandyr Vasconcellos e Yvone Villela de Souza Vasconcellos e nasceu aos cinco dias do mês de setembro do ano de 1938 na cidade de Uberlândia.

Com um mês de idade foi para a cidade de Morrinhos e lá viveu até os 11 anos. Sua paixão por esta cidade era tamanha que passou a vida dizendo que o seu nascimento em Uberlândia havia sido apenas um “erro de percurso”.

Aos 11 anos de idade ele se mudou para Belo Horizonte, onde morava com a sua avó Elisa Villela de Souza, e cursou o ensino fundamental II, ensino médio, a Faculdade de Ciências Médicas e ainda o Curso de Especialização em Cirurgia.

No final do ano de 1966 ele se mudou para Goiânia, onde trabalhava e era sócio do Hospital São Lucas. Neste local exerceu a medicina de forma extremamente dedicada durante décadas.

No mês de maio de 1968 Luiz Mauro se casou com Selva Rios Sócrates Vasconcellos. Entre os anos 1969 e 1978 eles tiveram cinco filhos (Jurandyr Vasconcellos Neto, Luiz Gustavo Sócrates Vasconcellos, José Eduardo Sócrates Vasconcellos, João Antônio Sócrates Vasconcellos e Sílvia Sócrates Vasconcellos).

Luiz Mauro sempre teve muitos hobbies, mas seu favorito foi descoberto em 1970 quando fez parte da primeira turma do curso de fotografia Décio Marmo Assis. No final deste mesmo ano a referida turma fundou o Clube da Objetiva.

Deste então ele passou a ser não somente médico, mas também um praticante da arte de fotografar e eternizar momentos valiosos, deixando registros sentimentais e também históricos.

Unindo suas grandes paixões (fotografia e a cidade de Morrinhos), Luiz Mauro registrou momentos importantes e marcantes desta cidade e em seus últimos anos de vida ele digitalizou e arquivou em seu perfil de Facebook mais de 2000 (duas mil) fotografias desta cidade e seu povo.

Luiz Mauro de Sousa Vasconcellos faleceu aos 8 dias de dezembro de 2015, todavia deixou conosco grande obra para a memória de um povo através dos registros feitos pela sua lente.