Dolores Troncoso Chaves – Cadeira nº. 5

Dolores Troncoso Chaves é filha de David Troncoso, espanhol e Vitória Rodrigues de família de origem espanhola, nasceu em Uberaba – MG. Veio para Morrinhos aos 7 anos (1939). Seu pai David era o novo dono do Grande Hotel, hoje Hotel Aparecida. Dona Lolita como era conhecida por todos, estudou no Grupo Escolar Cel. Pedro Nunes, no Colégio das Freiras e no Ginásio Senador Hermenegildo de Morais.

Na sua juventude participava dos Bailes no antigo Grupo Cel. Pedro Nunes, nos Bailes de Carnaval no Cine Teatro Hollywood e nas ruas, nos Bailes na casa da dona Jordelina, Festas do Centenário.

Trabalhou como professora nas seguintes escolas: no Ginásio Senador, na Escola Normal; no Colégio Cel. Pedro Nunes, onde foi diretora; no Colégio Estadual Xavier de Almeida e no Colégio Sylvio de Mello.

Na Igreja Católica viveu sua fé na Matriz do Carmo, fez a Primeira Eucaristia, Coroação de Nossa Senhora, Cruzada Eucarística, o Catecismo, Filhas de Maria e por último o Casamento e batizados de seus filhos. Casou-se com o Sr. Darcy Chaves, homem sério, sincero e trabalhador.

Foi mãe de seis filhos são eles: Nilo, Álvaro, Rogério, Bernadete, Darcy Júnior e Aurélio, também a Maria Cristina, irmã e filha do coração. Com muitas dificuldades, todos estudaram, todos se formaram, todos são independentes.

Dona Lolita foi fundadora da Casa da Amizade do Rotary Club de Morrinhos, foi fundadora do Conselho Municipal de Cultura, foi membro fundadora da Acadêmica da Academia Morrinhense de Letras, participou da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos. Como presidente da Sociedade Dramática fez duas edições do Auto da Paixão, além de prestar grande contribuição na Igreja Católica.

Lolita era alegre, otimista, determinada, de muita fé, criativa, colaboradora e sincera. Era artista de teatro e até de novela. Compunha poemas e fez o Hino do Ginásio Senador.

Como escritora editou três livros:

O poder dos três amigos – infanto-juvenil;

Conflito interior – infanto-juvenil;

As metamorfoses – romance de ficção;

O Prometido.