José Cândido Ribeiro – Cadeira nº. 13

José Cândido Ribeiro, foi prefeito municipal substituto de (02/07/1952 a 01/03/1953).

Advogado. Nasceu no dia 14 de setembro de 1905. Filho de Joaquim Cândido Ribeiro e Joaquina Teodoro Ribeiro. Fez seus estudos iniciais na cidade de Morrinhos. Em 1916, ingressou no Seminário “Dom Prudêncio”, na cidade de Goiás. Distinguindo-se sempre nos estudos, posteriormente foi levado para o Seminário de Mariana, onde fez o curso de Teologia, recebendo aí a primeira tonsura. Ali exercia também o magistério, secretariando o arcebispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Chamado a colaborar no Seminário de Goiás, já em Bonfim, emprestou sua inteligência à formação intelectual de uma nova plêiade de seminaristas.

Em 1929, abandonou a carreira sacerdotal e abraçou a de advogado, ingressando na Escola de Direito de Goiás, na cidade de Goiás, antiga capital goiana. Para revalidar o curso do seminário, submeteu-se a um exame de humanidades, ocasião em que deslumbrou a banca examinadora pela profundidade de seus conhecimentos.

Para custear suas despesas, abraçou o magistério. Em 1931, contudo interrompeu seus estudos, voltando à cidade de Morrinhos, como fiscal do governo junto à Escola Normal, para ultimar os preparativos para a fundação da Escola Normal de Morrinhos. Veio como fiscal e professor estadual, exercendo, depois de inaugurada a Escola Normal, o cargo de professor e inspetor da Escola.

Formado pela Faculdade de Direito de Goiás (11/06/1940). Em 1949, submeteu-se a concurso para a magistratura goiana, logrando aprovação em segundo lugar, contudo, não tomou posse do cargo, preferindo a carreira de advocacia liberal. Dominava com segurança o hebraico, o grego, o latim, o francês, o espanhol, o inglês e o alemão e era perfeito no idioma português. Escrevia com naturalidade o latim, o francês, o inglês e o espanhol. De procedência humilde conseguiu posição de destaque na sociedade morrinhense, pelo seu brilhantismo e pelo amor que dedicou à instrução. Foi um grande pioneiro da inteligência em nossa terra. Cofundador da Escola Normal de Morrinhos. Professor do Colégio das Irmãs Agostinianas. Mas tarde seu Diretor e Inspetor. Fundador da Escola Técnica de Comércio do Ateneu Dom Bosco de Goiânia. A turma de formandos de contabilistas da Escola Técnica de Comércio do Ateneu Dom Bosco de 1953, o homenageou postumamente.

Professor do Liceu de Goiás. Secretário da prefeitura municipal de Morrinhos. Agente de Estatística. Procurador Fiscal. Grande orador, Humano ao extremo. Cultura invejável. Espírito brilhante.

Nas eleições de três de outubro de 1951, foi candidato a vereador pelo PSD, havendo sido o vereador, mas votado de Morrinhos naquele ano. Foi escolhido para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Morrinhos (1952), posto para o qual foi reeleito (1953).

Com o afastamento do prefeito eleito, Jurandir Vasconcelos por incômodos de saúde, foi seu substituto imediato. Na sua gestão a Prefeitura Municipal fez a doação de vinte e cinco mil cruzeiros à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, para o término das obras do Salão Paroquial. O deputado Celestino Filho também doou cinquenta mil cruzeiros para o mesmo fim. José Cândido Ribeiro foi o inventor dos mutirões na administração pública.

Católico praticante. Grande admirador do gênio Rui Barbosa, defendeu com ardor seu lado cristão. Patriota até o cerne da alma, assim recepcionou os três pracinhas morrinhenses que voltaram à sua terra natal logo após a luta na segunda grande guerra nos campos da Itália, Tenente Antônio Caetano Lopes, Sargento Manoel Nunes da Silva e o Soldado Jerônimo Rodrigues da Costa.

Grande morrinhense o professor José Cândido Ribeiro! A ele a homenagem do povo de Morrinhos que sempre o teve em alta conta e não cansa de admirar sua mente iluminada, que ilustrou grande parte da inteligência de nossa terra.

Casado com Helena Romano Cândido, Miss Goiás 1929, em 24 de maio de 1931, teve os seguintes filhos: Helenides, Heleneone, Helenês, Helenor, Helenízia, Helenízio, Helenildo (Helenildo foi batizado por Dom Emanuel Gomes de Oliveira), Helena, José Cândido Jr. e Heleane.

Faleceu no dia 1º de março de 1953, em Morrinhos, onde repousa no Cemitério São Miguel.