José Modesto Oriente – Cadeira nº. 08

José Modesto Oriente nasceu em Morrinhos, Goiás, no dia 19 de março de 1945. Filho de Itamar Oriente, funcionário público, e de Ester Barbosa Oriente, educadora. Fez o curso primário em Morrinhos, e o ginasial no colégio Lyceu de Goiânia e o curso clássico no colégio Pedro Gomes. Casou-se com Hilda Magnólia Otero Oriente e tiveram quatro filhos.

Foi funcionário da fundação de esportes do Estado pelo período de dois anos. Mas seu espírito empreendedor fez com que buscasse vencer nos negócios particulares; deixou a fundação e iniciou um trabalho de Gráfica junto com seu inseparável irmão Taylor; mais tarde a gráfica tornou-se editora, a Editora Oriente.

José Modesto Oriente era também um filantropo na literatura goiana, ele estendia as mãos a todos quanto o procuravam para editar um livro – fosse um autor consagrado ou desconhecido, não importava. E assim registrou sua grande importância no espaço cultural goiano.

José veio a falecer prematuramente, mas em função de sua grande obra, permanece até hoje na memória do povo goiano.

José Modesto Oriente, seu belíssimo trabalho, além dos bons frutos colhidos em vida, rendeu-lhe várias homenagens póstumas, como: nome de ruas, centro cultural e em especial a cadeira 08 (oito) da AML (Academia Morrinhense de Letras), cadeira da qual é patrono e que, inicialmente, foi ocupada por Esther Oriente, sua mãe, e hoje, honrosamente, é ocupada pelo acadêmico Antônio Ávila.