Kleuber Eterno Alves de Oliveira – Cadeira nº. 33

Kleuber Eterno Alves de Oliveira, nasceu na Fazenda Estrela do Norte e cresceu na Fazenda Paraíso em Morrinhos, Estado de Goiás. Ultimo filho de Santinone Alves de Oliveira e Maria de Jesus de Oliveira Alves, possuindo assim um casal de irmãos mais velhos. Foi alfabetizado no Colégio Sílvio Gomes de Mello Filho, cursando o ensino fundamental nas Escolas Gertrud Lutz, Dom Bosco, Alfredo Nasser, Colégio Estadual Xavier de Almeida.

Quando ele possuía quatorze anos sua família mudou-se para a cidade em busca de facilidades para os estudos de seus três filhos, assim Kleuber Eterno Alves de Oliveira concluiu o ensino fundamental no Colégio Estadual Coronel Pedro Nunes, e por fim concluiu o Ensino Médio no Colégio Sílvio Gomes de Mello Filho, onde tudo começou com o incentivo de sua professora de Português. A mencionada Professora, ao apresentar à sala de aula escritores como Shakespeare, Castro Alves, Álvares de Azevedo e Carlos Drummond de Andrade fez com que houvesse um interesse por parte do Kleuber pela Literatura.

Através do incentivo por meio de Dona Cida, como todos chamavam a essa professora, Kleuber começou não só a se interessar pela literatura, como também a adquirir livros e a rascunhar poesias, Ele diz que um dos dois primeiros livros que adquiriu foi “Espumas Flutuantes” de Castro Alves e “Lira dos Vinte Anos” de Álvares de Azevedo.

Ao concluir o Ensino Médio, desiludido por não conseguir cursar a faculdade de seus sonhos, que era Medicina, Kleuber erroneamente optou por parar seus estudos, porém nunca abandonou seus poemas, aos quais ele amava escrevê-los declamá-los para sua mãe, sua maior incentivadora. Inclusive quando mesmo antes de Kleuber publicar seu primeiro livro de poesias, sua mãe possuía orgulho em dizer para os outros que seu filho era poeta. Com o decorrer dos anos, Trabalhando em uma indústria de Laticínios, ele expunha suas poesias em eventos da empresa, porém mesmo assim ele sentia um vazio, sentia a necessidade de algo para preenchê-lo.

Através do incentivo de sua irmã, Professora e Historiadora, Kleuber resolveu também concorre no Vestibular de História, ao qual foi aprovado, iniciando assim sua jornada de estudante de História no ano de 2019. Na Faculdade ele encontrou uma nova paixão que é a História. Atualmente ele cursa Licenciatura em História na Universidade Estadual de Goiás. Possui poesias publicadas na Revista da Academia Morrinhense de Letras. e seu primeiro livro de Poesias intitulado “Suplícios” foi publicado no ano de 2019 pela Prime Editora em Goiânia. Recentemente foi selecionado para ocupar a cadeira de número 33 da Academia Morrinhense de Letras, cuja a Patrona é a Professora Maria das Graças Alves Ferreira.