Maria Amabini de Morais – Cadeira nº. 06

Maria Amabini de Morais, conhecida como dona Fiíca, nasceu no dia 27 de outubro de 1875, na cidade de Santana do Paranaíba (MT), porém ninguém foi mais morrinhense do que ela. Casou-se com o deputado federal Hermenegildo Lopes de Morais, aos seus 26 anos e, com ele, acompanhou as atividades políticas e sociais do seu ilustre marido. Após a morte do Senador, Maria Amabini fez cumprir toda a vontade do esposo, procurou trabalhar em favor da educação em Morrinhos. Trouxe as Irmãs Franciscanas para a fundação de um Colégio religioso. Depois, as Madres Agostinianas e os Padres Estigmatinos, sempre visando à educação do nosso povo. Fundou as escolas: Normal Dr. Hermenegildo e o Ginásio Senador.

Também beneficiou a comunidade com o Lar Dona Francisca Nazaré de Morais – casa de assistência a meninas – e fundada com a participação do seu cunhado, o Cel. Chiquinho.

Ela deve ser ainda lembrada pela pequena reforma agrária que praticou com as suas próprias fazendas Bom Jardim, Vera Cruz, Serra, Barreiro do João e José e Contendas.

Construiu também os Cines Hollywood e São José e fez doações de terras para os estabelecimentos fundados por ela. Ela é considerada “A Mulher Símbolo de Morrinhos”.