Tênio do Prado – Cadeira nº. 30

Nasceu na cidade de Morrinhos, no Estado de Goiás, no dia 26 de junho de 1965, ficou com sequela de poliomielite na perna esquerda, e está com 55 anos. É filho de Danúbio do Prado (ex-delegado, ex-procurador do Estado, advogado e compositor) e Laudelina Bernardes do Prado. É pai de Diego Máximo do Prado, 25 anos, Delegado de Polícia Civil no Estado do Pará, e de Stênio Máximo do Prado, 21 anos, Advogado. É irmão de Tânia do Prado, Ézio do Prado, Márcia do Prado, Neila Cristine Martins Quixabeira, Yara Guarino do Prado, Luma Andrade do Prado, Alisson Sales do Prado e Danilo Sales do Prado.

Em 1972, mudou-se com seus pais para Goiânia-GO, onde concluiu datilografia aos 12 anos. Concluiu a 8ª série do então 1º grau, na Escola Estadual Olavo Bilac, aos 14 anos. O 2º grau ou ensino médio, foi no Colégio Carlos Chagas, e titulou-se Técnico em Eletrônica aos 17 anos. Na graduação superior formou-se aos 20 anos em Ciências Contábeis (CRC/GO 7.444), e em Direito em 1989 (OAB/GO 10.606), ambos na Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Em 1990, obteve a titulação e a habitação para exercer a profissão de Corretor de Imóveis, CRECI-GO nº 6.086 – 5ª Região.

Em 1991, concluiu os cursos de pós-graduação latu sensu em Direito Administrativo e em Direito Constitucional na Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás. Em 1993, pós-graduou em Direito Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2013, sagrou-se pós-graduado em Docência Universitária pelo Instituto Consciência GO, com a honrosa nota 10 no Trabalho de Conclusão do Curso.

Após exercer diversos cargos e funções em empresas privadas desde os 14 anos, e ser aprovado em inúmeros concursos públicos, em 1989 foi aprovado em 42º lugar, dentre 33 mil candidatos, e iniciou sua gloriosa trajetória na Caixa Econômica Federal por 31 anos, sem nenhuma ocorrência, mácula ou fato desabonador oriundo do seu labor, e os indesejáveis obstáculos, intempéries e infortuitos o fortaleceu ainda mais. Ocupou diversas posições de relevo e realizou inúmeros trabalhos de alta complexidade e magnitude nas cidades de Brasília (Matriz), São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Goiânia e toda Região Norte e Centro-Oeste do país, na atividade de Compliance, com elaboração de Manuais de Normas (o que fazer) e Procedimentos (como fazer), inerentes a atividades relacionadas ao Direito Imobiliário (Aquisição, Comodato, Locação Nacional e Internacional – New Jerssey/USA e Sassazaki/JAPÃO em 2012, etc), Direito Civil (Construção de Prédios, Legalização para funcionamento da unidade CAIXA, etc), Direito Administrativo (Cessão de Bens e Espaços Públicos, Atividades da Administração Pública, Licitação e de Pregoeiro, Contratos Públicos de Prestação de Serviços e de Fornecimento de Bens, etc), Direito Bancário e Direito Processual Civil (Procedimentos de Execução Judicial para recuperação de ativos).

Ocupou cargos não remunerados em instituições públicas, como Procurador no Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Goiás, no período de 2013 a 2015; Membro da Comissão Multiprofissional do 55º Concurso de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, em 2012; e Membro da Comissão Multiprofissional do 13º Concurso de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região/GO, em 2012.

Na cultura jurídica, é palestrante, debatedor, conferencista, painelista, moderador e jurista internacional em Congressos, Fóruns, Seminários e diversos outros eventos nacionais e internacionais. É coautor de 7 obras jurídicas lançadas em Universidades da Europa no período de 2013 a 2019 (Espanha, Itália e Portugal), da Coletânea Juristas do Mundo. É Embaixador do Brasil, Seção Goiás, na Rede Internacional de Excelência Jurídica, desde 2013. É coautor de outras 3 obras jurídicas lançadas em Brasília-DF (Conselho Federal da OAB), Goiânia-GO (Academia Goiana de Direito) e em Salvador-BA (RIEX-BA), no período 2014 a 2016. Desde 2016 é debatedor, sócio e diretor do Programa de cultura jurídica, com mais de 150 programas gravados com ícones da comunidade jurídica Goiana e Brasileira, chamado “Debatendo Direito” – @debatendodireito, produzido e exibido na Metrópole News TV, sinal 524 e 24 da NET, e canal YouTube. É titular da Cadeira Vitalícia nº 30 da Academia Morrinhense de Letras – AML (Literatura) e da Cadeira Vitalícia nº 20 da Academia Goiana de Direito – ACAD/GO (Letras Jurídicas), onde exerceu os cargos de Vice-Presidente de Assuntos Sociais e Assistenciais (2015 a 2017) e de Diretor Secretário-Geral (2018 a 2020).

No sistema OAB, criou e presidiu a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na OAB-GO (2012 a 2019) e na OAB Nacional (2012 a 2014), onde também foi homenageado com troféu e medalha diante dos relevantes serviços prestados à advocacia brasileira, especialmente na Conferência Nacional dos Advogados, realizada em 2014 no Rio de Janeiro-RJ, onde foi painelista, conferencista, debatedor e moderador. Foi eleito Diretor Adjunto na CASAG – Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-GO, no triênio 2016 a 2018. Foi Vice-Presidente da Comissão de Acompanhamento Forense na OAB-GO em 2019. Participa do Sistema OAB, prestando seu múnus público à advocacia, desde 2001.

Dentre os diversos reconhecimentos nacionais, foi homenageado pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal de Goiânia como “Advogado Destaque” por 8 anos (2011 a 2018), tendo recebido a honrosa “Comenda Pedro Ludovico Teixeira”. Foi agraciado com o título de Cidadão Goianiense pela Câmara Municipal de Goiânia/GO, conforme Decreto Legislativo nº 58, de 14/11/2012. Recebeu vários troféus como “Advogado Mais Admirado em Goiás” no interregno de 2013 a 2020, após lograr-se vencedor em escrutínio secreto realizado pela empresa Contato Comunicação.

Quanto aos reconhecimentos internacionais na Europa, especificamente em Portugal, Itália e Espanha, representou o Goiás e o Brasil no período de 2013 a 2019, em dezenas de eventos, e foi agraciado com inúmeras honrarias, comendas, medalhas, diplomas de mérito jurídico internacional e certificados, diante dos relevantes serviços prestados à valorização da ética e das ciências jurídicas, afirmação dos princípios gerais do direito, aperfeiçoamento das instituições públicas e privadas, e por fomentar a cultura jurídica mundial com a publicação de diversas obras jurídicas de relevo.

No voluntariado, é ativista e atua permanentemente na temática da Pessoa com Deficiência (PCD) desde 1980, instituindo, promovendo e garantindo a efetividade de direitos. Ocupou inúmeros cargos de relevo, como Presidente em Comissão da OAB-GO, CFOAB, Conselho Estadual dos Direitos da PCD, Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho do Sistema FIEG (FIMTPODER) e Assessor Jurídico na ADFEGO, e participou da elaboração da Lei 13.146/2015 – Estatuto da PCD e da Lei Complementar 142/2013 – Aposentadoria Especial para PCD, com notável atuação perante parlamentares do Congresso Nacional.

Durante seus 31 anos de advocacia contínua e sem interrupção, especializou-se e atua em Direito Imobiliário, Direito Agrário e Direito Sucessório (Inventário), e por derivação atua no Direito da Família e Direito Penal, mas seu escritório PRADO Advocacia – OAB/G0 2633, atua em todas as áreas do direito, com sede no Setor Oeste, em Goiânia-GO, e no Park Way, em Brasília-DF.

Quanto aos seus novos projetos profissionais, em 2012 concorreu à vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, para provimento do cargo de Desembargador no Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, mas devido às inadiáveis ações culturais e literárias noutros países, renunciou durante a formação da Lista Sêxtupla. Todavia, esse projeto foi retomado em 2019 e atualmente concorre a uma nova vaga para o mesmo cargo e instituição, cujo certame está em trâmite. Sendo exitoso, continuará representando a advocacia e a comunidade jurídica goiana e brasileira com dignidade e honra, diante da ausência de máculas ou fatos desabonadores, por se comprometer a realizar julgamentos justos e com entregas céleres à sociedade, e por manter-se acessível aos advogados, principalmente do interior do Estado, e aos seus pares e a quem mais necessitar, nos modos presencial e virtual.