Vanderlan Domingos de Souza – Cadeira nº. 15

Vanderlan Domingos de Souza, filho de João Vieira de Souza e Carolina Maria dos Santos, nasceu em 3 de fevereiro de 1948, em Morrinhos, Goiás, e mudou-se para Goiânia ainda criança. Desde jovem, cultivou o gosto pela escrita, publicando crônicas e poesias em jornais. Atuante na comunidade, fundou a Associação de Moradores do Setor Pedro Ludovico, onde também criou o jornal Tribuna Comunitária, tornando-o um espaço de defesa local e publicação de suas obras literárias.

Formado em Direito, Vanderlan trabalhou em diversas áreas comerciais e administrativas, ocupando cargos como gerente de crediário, chefe de cadastro no Banco Safra e gerente no Banco Mercantil de São Paulo. Atuou como Secretário Executivo no Sindicato do Comércio Varejista de Goiás e no Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado. Na política, foi suplente de vereador em 1988 e trabalhou como chefe de gabinete e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Goiás por mais de dezoito anos. Após sua aposentadoria, assumiu os cargos de Chefe da Procuradoria da Fazenda Pública Municipal, Diretor do Contencioso Fiscal da Secretaria de Finanças e Presidente do Conselho Municipal do Trabalho e de Defesa do Consumidor, a convite do Prof. Nion Albernaz.

Na administração estadual, atuou como chefe de gabinete da Metrobus e assessor jurídico nas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente. Vanderlan também é presidente da ONG Visão Ambiental e Diretor de Divulgação do Instituto Cultural Movimento Santuário da Arte em Goiás, além de Diretor Executivo da UBE (União Brasileira de Escritores), seção Goiás.

Na esfera comunitária e religiosa, atua como missionário na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, prestando serviços relevantes junto à comunidade carente de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Foi reconhecido em 2012 pela Câmara Municipal de Goiânia com o Diploma de Honra ao Mérito na área de literatura e recebeu o Certificado de Mérito Ambiental pela ONG Mais Ação. Em 2013, recebeu o Troféu Santuário da Arte - Destaque Cultural e o Título Honorífico de Cidadão Goianiense.

Vanderlan ocupa a cadeira nº 15 da Academia Morrinhense de Letras, cujo patrono é Pedro Celestino da Silva Filho. Como escritor, é autor dos livros Paixão em Serra Canastra, Uma Pedra no Caminho, O Mistério do Morro do Além, Espelho das Águas, Antes que o Sol Beije o Vão da Janela e Reprisando as Páginas da Vida, todos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Em 2002, ele revisou e lançou o Código Tributário do Município de Goiânia.

Além de ser articulista no Diário da Manhã, onde publica artigos todas as quartas-feiras, escreve mensalmente para a Revista Trânsito/GO e o Jornal Nova Visão. Seus artigos e crônicas também estão disponíveis em seu blog, vanderlandomingos.blogspot.com, que já conta com mais de 27 mil visualizações, alcançando leitores no Brasil e no exterior. No Facebook, sua rede de mais de mil amigos compartilha suas publicações regularmente.